Prefeitura de Ibiúna faz homenagem a ex-presos políticos

by

Prefeitura de Ibiúna faz homenagem a ex-presos políticos

O Sábado ensolarado do último 20 de Março nada se assemelhava com a manhã do dia 12 de outubro de 1968. Naquela ocasião, amanhecia a “pequena e pacata Ibiúna”, uma cidade com menos de 5000 habitantes, que presenciou dezenas de caminhões, ônibus e um contingente armado invadir o Sítio Murundu, a 18 Km do centro da cidade, para prender 720 estudantes que realizavam o 30o Congresso da União Nacional do Estudantes (UNE).

Colocada na ilegalidade desde o golpe que implantou a tirania da ditadura militar, o congresso clandestino foi o caminho encontrado pelos estudantes, que lutavam por liberdade, por um regime democrático e por um ensino de qualidade no nosso país, para discutir ações e elegera diretoria da UNE para aquela gestão.

Quase 42 anos separam a prisão dos estudantes da justa homenagem que a Prefeitura de Ibiúna decidiu realizar para deixar a história viva.

“Este monumento é um compromisso com a História, daqui a lembrança jamais sairá” declarou o Prefeito Coiti Muramatsu. A iniciativa da Prefeitura contou o apoio daa Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

O monumento, da artista plástica Cristina Pozobon, possui painéis com as fotos de estudantes mortos na época da ditadura e a lista com os nomes dos estudantes presos durante o Congresso. Entre alguns nomes dessa relação estão: José Dirceu, Jean Marc, Luis Travassos e Leopoldo Paulino.

O monumento, da artista plástica Cristina Pozobon, possui painéis com as fotos de estudantes mortos na época da ditadura e a lista com os nomes dos estudantes presos durante o Congresso.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: