SOL, Caminhando contra o vento.

by

osol

O documentário SOL, Caminhando contra o vento, retrata a história do jornal O Sol, um dos primeiros veículos da imprensa alternativa brasileira, produzido diariamente durante seis meses, na década de 1960.

Criado num período conturbado, em 1968, momentos antes do governo militar decretar o AI-5, o diário impresso falava de cultura, política e educação por meio de sátiras.

O documentário narra a trajetória do jornal “O Sol”, que surgiu em 1968 e encarnou o espírito daquela época. O documentário reúne imagens de arquivo e entrevistas com participantes do projeto jornalístico Chico Buarque, Zuenir Ventura, Ana Arruda Callado, Gilberto Gil, Betty Faria, Gilberto Braga, Hugo Carvana, Ittala Nandi, Ruy Castro, Ziraldo, Carlos Heitor Cony e outros que tiveram grande importância para o projeto, como Caetano Veloso, cuja canção Alegria, alegria, contém a frase que fornece o subtítulo do filme e que em outro verso diz: …O SOL nas bancas de revistas… encarna com perfeição o espírito da época.

Um belo e emocionante documentário, especialmente para aqueles que como nós viveram os sonhos e aventuras dos anos 60.

Um jornal, uma geração, uma época.
1967/68. Brasil pós-golpe militar de 1964 e pré AI- 5. Passeatas estudantis, festivais de música, uma geração caminhando contra o vento. No coração do Rio de Janeiro nasce o jornal-escola O SOL, uma experiência única no jornalismo e na cultura brasileira.

Teve vida curta, porém intensa e simbolizou o espírito de uma
época. Através das páginas do SOL, de encontros e conversas com pessoas que participaram daquela experiência, de material de arquivo e músicas da época, é resgatada a história da chamada “geração 68”.

O documentário está disponível para ser baixado, clicando aqui.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: