Que MAO há nisso?

by

livrovermelho1

por Eduardo Sposito

Para melhor entendermos o espírito da época, há necessidade de lembrarmos algumas contribuições importantes, e o “grande timoneiro” Mao Tse-Tung talvez seja a principal delas. (Outras, seriam Bertand Russel, Erich Fromm, Hebert Marcuse…Alguém se habilita?)

O “Livro Vermelho” dos pensamentos do comandante Mao alimentou muitos sonhos e estimulou grandes mobilizações por seu caráter de “princípios para a ação” e pela tradução popular e didática da filosofia marxista. Organizado por seu ministro de defesa Lin Piao – que o substi-traiu- ( possibilitando aos anti-China comunista a exercitar o humor: “A China vai de mao a piao”) – o livreto teve grande repercussão no mundo inteiro.

O maio de 68 na França e todo movimento jovem na Europa e nos EUA, os movimentos de resistencia na América Latina e África, foram altamente influenciados pelo famoso “livrinho”. Ainda tenho no ouvido os ecos da manifestação de rua cantando “Maô!…Maô!…”, com sotaque francês (deve ser no filme “A Chinesa” do Godard)

Pessoalmente lembro-me de ter me entusiasmado com seu conceito de revolução permanente, que o levou a propor a famosa “Revolução Cultural”, em que ele pressupunha que a juventude seria o esteio dessa eterna revolução, e só ela poderia impedir que o Partido Comunista Chinês caisse na burocratização e repetisse a experiência russa.

Com erros e acertos, a China não seria a potência que é hoje, sem Mao.

Estou anexando alguns trechos do “Livro Vermelho”, que achei num sebo em Rio Preto por 8 reais. Vê se dá para ficar indiferente a suas idéias.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: