Arte e Revolução

by

cuban-poster-51Tempos revolucionários costumam abrir espaço para manifestações artísticas mais ousadas e originais. Pena que isso não dura muito. Algum tempo depois da revolução, burocratas começam a pontificar sobre formas de comunicação, correção de linguagem, correção ideológica etc. Resultado: expressões “oficiais” de arte, sem inspiração, realisticamente equivocadas etc.

Acabo de ler no twitter do meu amigo Bernie Dodge uma nota sobre posters cubanos dos anos sessenta. As produções da época estavam descoladas da influência soviética e do realismo socialista. As obras são de muita originalidade e criatividade. Conhecemos uma delas, a famosa foto do Che. Outras não tiveram carreira tão longa e universal, mas merecem ser vistas. Copiei duas delas aqui. Para ver a fonte indicada pelo Bernie, uma coleção bastante expressiva dos cartazes cubanos dos anos sessenta, basta clicar no poster abaixo.

cuban-poster-31

2 Respostas to “Arte e Revolução”

  1. antoniomorales Says:

    Em 2002 tive a oportunidade de ver em São Paulo uma exposição de cartazes soviéticos que compunham um acervo de 350 peças do Museu Estatal russo na Oca do Ibirapuera. Realmente, os cartazes cubanos são bastante diferentes dos soviéticos que exibiam todo o seu “realismo socialista”.

  2. jarbas Says:

    Os cartazes soviéticos dos primeiros anos da revolução eram revolucionários não só no conteúdo. Eram-no também na forma. Seguiam caminhos da experimentação modernista. Logo que os burocratas começaram a”organizar” as artes, a explosão de criatividade, ocorrida mais ou menos de 1915 a 1929, começou a dar lugar ao realismo socialista. Uma pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: