45 anos do golpe militar de 1964

by

Não podíamos deixar passar a data em branco. Hoje o golpe de 1964 faz aniversário. Não há nada a comemorar. Mas, recordar é preciso. A memória ajuda a não repetir os erros.

Muito se escreveu no dia de hoje sobre a efeméride. Às falas, vamos adicionar imagens. Localizamos um site (CLIO História) que reuniu fotos e outras imagens do período ditatorial.

Reproduzimos a fala que está na abertura do arquivo de imagens e outros documentos referentes à epoca:

“Esse é um país que vai pra frente,
uou, uou, uou, uou, uou…”

Há muito queremos elaborar um material sobre os “anos de chumbo”… É preciso não esquecer! Agora que tornamos disponível este material, estamos descontentes. Faltou tanto… Mas é um começo: privilegiamos as imagens, e mesmo assim sabemos que muitas faltam… Fizemos uma seleção de textos… não deu tempo para digitalizá-los!

Para junho prometemos uma atualização.

Durante a elaboração destas páginas, volta e meia voltava meus olhos para uma foto, na parede em frente ao computador. Nela, quase uma centena de pessoas rodeiam uma faixa “A UNE somos nós, nossa força, nossa voz”. A foto é de 1999: uma reunião de antigos militantes do movimento estudantil para lembrar os 20 anos da reconstrução da UNE.

“A UNE nos une, vinte anos depois”: casados, separados, carecas, mais gordos, mais velhos… Muitos se afastaram da militância política. Outros, poucos, continuam.

Esta foto deveria estar nestas páginas… Mas é a eles e a centenas de outros que lutaram contra a Ditadura que dedico este trabalho.

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: