68 – Dezembro, em Brasília!!

by

Por Olguinha Salati

As lembranças são escassas, tal qual a memória.

Fafi_em_Brasilia-1968-a Mas é fato: monitorados pelo Prof. Aluisio Aragão, partia da FAFI – Rio Claro, atual UNESP, naquele dezembro/68, um ônibus de alunos de Pedagogia, em direção à Brasília!

Objetivo: estagiar junto ao CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio) da Universidade de Brasília, verificando a prática de um Projeto de Ensino que integrava todos os componentes do Quadro Curricular, num único eixo temático: Vida e Trabalho.

Atividade dirigida aos concluintes/68 de Pedagogia, as vagas existentes puderam ser preenchidas por alunos das demais séries do Curso. Acredito que a edição do AI-5 acabou provocando desistências e assim, embarcamos (um grupo de 6 primeiro – anistas) na excursão para o estudo do meio na UnB.

Revendo o contexto da época, compreendo com facilidade os motivos da preocupação de nosso zeloso mestre. O ano letivo tornara-se um turbilhão: alunos excedentes, assembléias permanentes, XXX Congresso da UNE violentamente reprimido, alunos, professores, políticos, artistas e figuras de expressão devidamente amordaçados e sumidos, informantes infiltrados nos movimentos organizados e salas de aulas.

Os posts existentes neste blog a respeito da situação propiciam um panorama do clima reinante.

Fomos alojados (inicialmente ficaríamos na própria UnB) em residências de professores da Universidade, que se dispuseram a tal, contatados pelo Prof. Aragão. Andávamos sempre em grupos, devidamente atentos e cautelosos com a presença do exército por toda parte.

Assim, cumprimos nossos contatos numa já silenciosa e silenciada UnB (entrevistas com poucos professores e alunos disponíveis, alguns coordenadores e leitura de material didático produzido) e visitamos as iniciadas construções que tornariam Brasília, mais tarde, referência em arquitetura.

Fafi_em_Brasilia-1968 As poucas fotos que tenho da época, duas delas aqui publicadas, bem como os artigos e informações deste blog, permitem concluir que a capital federal era um perfeito terreiro de obras lamacento, não só no sentido físico-estrutural, mas também político-social.

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “68 – Dezembro, em Brasília!!”

  1. José Antonio Küller Says:

    Olga

    Esses mergulhos no tempo dão matéria para pensar.

    Este ano (2008) estive em Brasília, em um encontro MEC-UNESCO sobre ensino médio integrado (formação geral X educação profisional). Percebi que não existem experiências relevantes ou facilmente rastreáveis de ensino médio integrado. No ensino médio, mesmo sem fim profissionalizante, predomina a atuação disciplinar isolada e estanque.

    O seu post informa que, em 1968, já se experimentava alternativas mais promissoras, que foram abortadas pelo AI-5 e pelo período de repressão que se seguiu.

    Ah!, sim. A catedral está pronta e seu interior é uma das coisas mais belas que já vi. Já a educação brasileira…

  2. kayane Says:

    brasilia e uma cidade linda e maravilhosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: