El Canal del Panamá

by

por Eduardo Galeano ( en Memoria del fuego )

3 de noviembre de 1903
Ciudad de Panamá

El Canal de Panamá

El paso entre los mares había sido una obsesión de los conquistadores españoles. Con furor lo buscaron; y lo encontraron demasiado al sur, allá por la remota y helada Tierra del Fuego. Y cuando alguno tuvo la idea de abrir la cintura angosta de América Central, el rey Felipe II mandó a parar: prohibió la excavación del canal, bajo pena de muerte, porque el hombre no debe separar lo que Dios unió.

Tres siglos después, una empresa francesa, la Compañía Universal del Canal Interoceánico, empezó los trabajos en Panamá. La empresa avanzó treinta y tres kilómetros y cayó estrepitosamente en quiebra.

Desde entonces, los Estados Unidos han decidido concluir el canal y quedarse con él. Hay un inconveniente: Colombia no está de acuerdo y Panamá es una provincia de Colombia. En Washington, el senador Hanna aconseja esperar, debido a la naturaleza de los animales con los que estamos tratando, pero el presidente Teddy Roosevelt no cree en la paciencia.

Roosevelt envía unos cuantos marines y hace la independencia de Panamá. Y así se convierte en país aparte esta provincia, por obra y gracia de los Estados Unidos y sus buques de guerra.

em português:

03 de novembro de 1903
O Canal do Panamá

A passagem entre os mares foi uma obsessão dos conquistadores espanhóis. Com furor a buscaram; e a encontraram muito ao sul, além da remota e gelada Terra do Fogo. E quando alguém teve a idéia de abrir a cintura fina da América Central, o rei Felipe II mandou parar: proibiu a escavação do canal, sob pena de morte, porque o homem não deve separar o que Deus uniu.

Três séculos depois, uma empresa francesa, a Companhia Universal do Canal Interoceânico, começou os trabalhos no Panamá. A empresa avançou trinta e três quilômetros e faliu estrepitosamente.
Desde então, os EUA decidiram concluir o canal e ficar com ele. Há um inconveniente: Colômbia não está de acordo e o Panamá é uma província da Colômbia.

Em Washington, o senador Hanna aconselha esperar, devido à natureza dos animais com os quais estamos tratando, porém o presidente Teddy Roosevelt não crê em paciência. Roosevelt envia alguns tantos marines e faz a independência do Panamá. E assim se converte em país aparte essa província, por obra e graça dos EUA e seus navios de guerra.

Ciudad de Panamá

En esta guerra mueren un chino y un burro, víctimas de las andanadas de una cañonera colombiana, pero no hay más desgracia que lamentar. Manuel Amador, flamante presidente de Panamá, desfila entre banderas de los Estados Unidos, sentado en un sillón que la multitud lleva en andas. Amador va echando vivas a su colega Roosevelt.

Dos semanas después, en Washington, en el Salón Azul de la Casa Blanca, se firma el tratado que entrega a los Estados Unidos, a perpetuidad, el canal a medio hacer y más de mil cuatrocientos kilómetros cuadrados de territorio panameño. En representación de la república recién nacida, actúa en la ocasión Phillipe Bunau-Varilla, mago de los negocios, acróbata de la política, ciudadano francés.

em português:

Cidade do Panamá

Nesta guerra morrem um chinês e um burro, vítimas das aventuras de uma canhoneira colombiana, porém não há mais desgraça que lamentar. Manuel Amador, flamante presidente do Panamá, desfila entre bandeiras dos EUA, sentado em uma poltrona que a multidão carrega. Amador vai puxando vivas para seu colega Roosevelt.

Duas semanas depois, em Washington, no Salão Azul da Casa Branca, se firma o tratado que entrega aos EUA, perpetuamente, o canal meio feito e mais de mil e quatrocentos quilômetros quadrados de território panamenho.Representando a república recém-nascida, atua na ocasião Phillip Bunau-Varilla, mago dos negócios, acrobata da política, cidadão francês.

Tags: , ,

Uma resposta to “El Canal del Panamá”

  1. Francisco Says:

    É interessante a geografia e suas versões,para quem não sabe o Panamá é um país que foi construido pelo imperialismo norte americano de um pedaço de terra arrancado da Colombia e que recebeu uma pequena indenização para calar a boca. A charge no centro das ilustrações mostra o grande construtor.O país mais beneficiado com o canal do Panamá foi os E.U.A. [é a politica norte americana do grande porrete]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: