Memoria del fuego/Memória do fogo

by

Memoria del fuego é o título de uma trilogia, na qual Eduardo Galeano, escritor uruguaio, nascido em 1940, fornece uma interessantíssima e nova visão da história do continente americano. A trilogia é composta pelos pelos volumes:

1. Los nacimientos
2. Las caras y las mascaras
3. El siglo del viento

Já no prólogo do primeiro volume explica qual é a intenção da trilogia. Diz que espera que “possa ajudar a devolver à história o alento, a liberdade e a palavra e consertar um dos males da América Latina: a usurpação da memória.”

Vamos aqui publicar , do livro, as efemérides, contadas em forma de crônica pelo autor no dia e mês em que ocorreu o narrado, independentemente do ano do acontecido. A fonte do material que vamos utilizar é o site Patria Grande.net através do qual chegamos ao site oficial de Eduardo Galeano.

Os textos serão publicados sempre em espanhol com sua tradução para o português, numa tentativa de contribuirmos para com a restauração dos nexos entre nós brasileiros e “los hermanos” de toda a América Latina enfraquecidos por obra de interesses político/econômicos e outros que sabotam nossa “latinidad” (Antonio Morales).

25 de septiembre de 1963
Santo Domingo

Crónica de costumbres de América Latina

Desde las arenas de Sosúa, nadaba mar adentro. Delante, en barco, iba la banda de música, espantando tiburones.

Ahora el general Toni Imbert está panzón y remolón y raras veces se echa al agua; pero suele volver a la playa de su infancia.

Le gusta sentarse en el malecón, hacer puntería, fusilar tiburones.

En Sosúa, los tiburones disputan con los pobres las sobras del matadero. El general Imbert tiene simpatía por los pobres. Sentado en el malecón, les arroja billetes de diez dólares.

El general Imbert se parece mucho a su amigo del alma, el general Wessin y Wessin. Aunque estén resfriados, ambos son capaces de reconocer de lejos el olor de un comunista; y ambos han ganado numerosas medallas por levantarse temprano y matar gente atada. Cuando dicen el presidente, ambos se refieren siempre al presidente de los Estados Unidos.

Los generales Imbert y Wessin y Wessin, hijos dominicanos de la Escuela de las Américas de Panamá, engordaron, los dos, al amparo de Trujillo.

Después, los dos lo traicionaron. Tras la muerte de Trujillo hubo elecciones y el pueblo votó en masa por Juan Bosch. Ellos no podían permanecer de brazos cruzados.

Bosch se negó a comprar aviones de guerra, anunció la reforma agraria y la ley de divorcio y aumentó los salarios obreros. Siete meses duró el muy rojo. Los generales Imbert y Wessin y Wessin y otros generales de la nación han recuperado el poder, panal de rica miel, mediante un fácil cuartelazo en la madrugada.

Los Estados Unidos no demoran en reconocer al nuevo gobierno.

 

25 de setembro de 1963
São Domingos

Crônica de costumes da América Latina

Desde as areias de Sosúa, nadava mar adentro. Adiante, num barco, ia a banda de música, espantando tubarões.

Agora o general Toni Imbert está barrigudo e preguiçoso e raras vezes entra na água; porém costuma voltar à praia de sua infância.

Gosta de sentar-se no paredão, fazer pontaria, fuzilar tubarões.

Em Sosúa, os tubarões disputam com os pobres as sobras do matadouro. O general Imbert tem simpatia pelos pobres. Sentado no paredão, lhes atira notas de dez dólares.

O general Imbert se parece muito com seu amigo de alma, o general Wessin y Wesssin. Ainda que estejam resfriados, ambos são capazes de reconhecer de longe o odor de um comunista, e ambos ganharam numerosas medalhas por levantar-se cedo e matar gente amarrada. Quando dizem o presidente, ambos se referem ao presidente dos Estados Unidos da América.

Os generais Imbert e Wessin y Wessin, filhos dominicanos da Escola das Américas do Panamá, engordaram, os dois, sob o amparo de Trujillo.

Depois, os dois o traíram. Depois da morte de Trujillo houve eleições e o povo votou em massa em Juan Bosh. Eles não podiam permanecer de braços cruzados.

Bosh se negou a comprar aviões de guerra, anunciou a reforma agrária e a lei de divórcio e aumento dos salários dos trabalhadores. Sete meses durou o vermelho. Os generais Imbert e Wessin y Wessin e outros generais da nação recuperaram o poder, colmeia de rico mel, mediante uma fácil quartelada na madrugada.

Os Estados Unidos não demoraram em reconhecer o novo Governo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: