O Fim da Primavera de Praga

by

Quarenta anos atrás, terminava a Primavera de Praga. “A Tchecoslováquia foi invadida por tropas soviéticas, em 20 de agosto de 1968. As reformas instaladas no país representavam, aos olhos do governo soviético, uma ameaça ao bloco socialista e à possível criação de uma nação capitalista incrustada no Leste Europeu.

 

Os tanques tomaram a capital Praga e, ao invés de encontrarem tropas armadas e resistentes, depararam-se com uma grande massa de civis inconformados com a ação autoritária da União Soviética. Muitos se deitavam na frente dos tanques, conversavam com os soldados pedindo sua retirada, outros pichavam ironias contra a invasão soviética e alguns transmitiam os eventos do acontecido via rádio.

Os mais exaltados tentaram entrar em confronto lançando pedras e coquetéis Molotov contra os tanques. O embate com as tropas soviéticas deixou um saldo de 72 mortos e 702 feridos” (Rainer de Souza, em Primavera de Praga).

Para quem quiser mais infomações sobre o tema, postamos em Páginas 34 – O trágico fracasso da Primavera de Praga, artigo de Jan Puhl, do  Der Spiegel.

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “O Fim da Primavera de Praga”

  1. antoniomorales Says:

    Por coincidência abri um livro hoje – A roleta chilena, de Alfredo Sirkis – e deparei com a frase: ” A luta do homem contra o Poder é a luta da memória contra o esquecimento.” Milan Kundeva ( um dissidente tcheco)

  2. carol Says:

    achei otimo

  3. michelle Says:

    né? muito bom parabéns á quem fez isto eu nem sabia o que era e olha que estava pesquisando pra caramba y ahi entendi tudo só de ler este site ! LEGAL NE?
    ! AUSHAUSHAUSAS
    MIL BESOSSSSS HAHAHAHA =] =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: