Velhos rádios

by

radioantigo.jpg
Lembro-me com uma certa dose de nostalgia de um velho rádio que tinha lá em casa durante os “anos de chumbo” que no meu modo de ver começam em 64 com o Golpe de Estado, recrudescem em 69, com o AI-5 e transbordam para a década de 70, e de uma certa forma por toda a Ditadura.

O velho rádio de válvulas, que levava um tempinho para aquecer e começar a “falar” se tornou uma espécie de “buraco” por onde entrava um pouco de informação real sobre o Brasil quando a nossa imprensa estava totalmente censurada, chegando ao ponto de o velho Estadão, jornal conservador que no primeiro momento apoiou o Golpe, publicar poemas e receitas de bolo para na primeira página e na parte editorial, para preencherem o espaço deixado por matérias censuradas de última hora pelo censor da Ditadura, com seu pincel atômico vermelho, plantado nas redações.

A rádio BBC de Londres, nesses tempos, mantinha transmissões em português, com uma equipe brasileira de grandes repórteres e jornalistas, uma boa parte deles, claro, exilados. Lembro-me até hoje que o noticiário ia ao ar as 19 horas, hora brasileira, justamente o horário da Voz do Brasil.

Ali, naquele velho rádio valvulado, mas de uma eficiência assombrosa em ondas curtas, ouvíamos notícias que não circulavam por aqui furando a teia de silêncio imposta pelos órgãos de censura do Governo, criando uma espécie de circuito alternativo que passava de boca em boca. Nossa esperança de que o Brasil saísse dessa longa noite que se abateu sobre nós, era aquecida por velhos rádios espalhados pelo país afora. Veja as páginas: 8. A BBC de Londres e a Ditadura e 9. Um homem chamado Canuto e o rádio

2 Respostas to “Velhos rádios”

  1. maher Says:

    oie meu nome e maher de foz do iguacu

    eu gostaria de saber se o seu radio ele fenciona na eletricidade ou baterias?

    onde ele foi fabricado ??

    obg pela cooperacao mantenha contato

    adeus

  2. antoniomorales Says:

    Caro Maher…a foto que coloquei na matéria é apenas ilustrativa. Na verdade tive vários rádios ao longo do tempo que fui herdando de meu pai e avós. Todos eles funcionavam com eletricidade.

    abraço
    antonio morales

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: