Bonequinhos do 9

by

tv-excelsior.jpg

Quem morou em São Paulo na primeira metade dos anos sessenta certamente se lembra das chamadas do canal 9, a TV Excelsior. Fala-se quase sempre na importância da Tupi e da Record. Mas muita inovação televisiva surgiu no canal 9, uma emissora local numa época em que redes de televisão ainda eram um ensaio. Eu achava que os famosos e saudosos bonequinhos do 9 ficaram apenas em nossas lembranças enevoadas de quarenta ou mais anos. Mas descobri que no formidável auxílio de memória, ou expressão de memória coletiva como querem alguns, chamado Web, há diversos registros daqueles bonequinhos que apresentavam de modo charmoso e original o canal 9. Muitos filmetes com chamadas da Excelsior podem ser encontrados no Youtube. Se quiserem dar uma olhada, comecem por este aqui.

2 Respostas to “Bonequinhos do 9”

  1. antoniomorales Says:

    Bem observado: “quem morou em São Paulo na primeira metade dos anos 60”, pois não é o meu caso. Só fui tomar conhecimento da TV Excelsior Canal 9 muito depois. Não me lembro com exatidão, mas só fui ver televisão lá pelos meus 14 anos, 62/63, mais ou menos.

    E foi nessa época que meu pai comprou uma aparelho de TV Colorado e precisamos instalar uma antena muito alta lá em casa para captar a TV Tupi com aqueles “chuviscos” todos. Uma curiosidade: nessa época Bauru teve um canal de TV Bauru Canal 2, que lá em Trabiju conseguíamos “pegar” com o chuvisqueiro todo.

    “A TV Bauru – Canal 2, grande sonho do empresário João Simonetti, foi ao ar entre o final dos anos 1950 e o início dos 1960. Obstinado, o “italiano de Dois Córregos” conseguiu criar a primeira emissora de televisão interiorana da América Latina.”

  2. LUANA Says:

    EU JÁ LI UMA MÁTERIA SOBRE ESSE CANAL, O SILVIO SANTOS ERA DESE CANAL, NÃO ERA? ABRAÇOS!

Deixe uma resposta

