Planeta dos Macacos

by

Posto aqui a cena final de Planeta dos Macacos, grande filme de 1968. Assisti ao dito cujo no Cine Ouro, ali no Largo Paissandu. Tive uma longa conversa sobre o Planeta, com meu amigo Cid, da engenharia do Mackenzie. Ele, marxista, fazia uma crítica severa ao pessimismo do filme. Afinal de contas, a crença marxista previa um futuro mais humano e justo. O Planeta dos Macacos sugeria um fim inglório para a humanidade. Faz tempo que não vejo o Cid, um grande cara. Sensível. Lutador. Fiel aos ideiais de nossos tempos de combate à ditadura.

Jarbas

2 Respostas to “Planeta dos Macacos”

  1. antoniomorales Says:

    Bela cena, mas, realmente, de um pessimismo assustador e apocalíptico.

    Hoje o ator Chalton Heston, também o Moísés do famoso filme de Cecil B. de Mille, Os dez mandamentos, é presidente da sinistra National Rifle Association of America que defende com unhas e dentes o uso de armas de fogo pelos cidadãos americanos e as facilidades para se comprar armas e munição como se compra pão.

    Voltando à cena em questão, notem que ela termina com o Heston dizendo: Ohh…my God! Ocorre que ele usa essa expressão em uma porção de filmes os quais estrelou. Será que ficou viciado nela quando fez o papel de Moisés em Os dez mandamentos?

  2. Jarbas Says:

    Li hoje, numa reportagem sobre um poeta irlandês que um dos sonhos do homem era ser Deus na França. Razão: lá ninguém acredita mais Nele. Seria uma vida de grande sossego. Sem ninguém a perturbar. Estes poetas têm mesmo saídas geniais!
    Abraço, Jarbas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: