A música e a guerra

by
Procurando no Youtube por uma vídeo de Peter, Paul & Mary
cantando a música Sweet survivor, que não encontrei, deparei com eles cantando a música Cruel War

O trio participou ativamente da campanha contra a
Guerra do Vietnam que eclodiu nas ruas dos EUA no final década de 60.
Mas estou escrevendo esse post, não pela música, mas pela guerra
que marcou minha geração e que me marcou pessoalmente lá pelos
meus 19 anos, em plena luta estudantil contra a Ditadura e contra o
famoso Acordo MEC-USAID.
Até então a guerra soava algo distante, pois não tínhamos a Internet
e o desenvolvimento das comunicações como hoje, com notícias e
imagens rolando a todo momento.
E a Internet não existia.
A crueldade da Guerra na Indochina penetrou minha consciência através
de um livro: CRIMES DE GUERRA NO VIETNÃ, de Bertrand Russell,
de 1968.
Um relatório/denúncia de grande impacto no mundo naquela
época. Quem não leu ainda pode encontrá-lo em bons sebos ou na
Livraria Brasil, onde pode ser comprado pela Internet.

Antonio Morales
Deixe um comentário

