A Reforma Universitária de 1968

by

Em 1968, o Congresso Nacional aprovou a Reforma Universitária, pela Lei n° 5.540, de 28/11/68, fixando normas de organização e funcionamento do ensino superior.

A lei, concebida dentro do acordo MEC-USAID, precedeu o AI5. Juntos, tolheram e amordaçaram o movimento estudantil brasileiro por longos anos. Sobre a reforma universitária, Alex Silveira e Glauce Paim escreveram uma artigo que começa assim:

“O período ditatorial brasileiro foi marcado por fortes ajustes em suas estruturas, através de inúmeras leis que vão fornecer um aparato coercitivo ao Estado, legitimando seu poder e autoritarismo através da sobreposição do poder Executivo ao Legislativo; o que resultará na educação, especialmente o ensino superior, diversas mudanças, visando à manutenção da ordem conturbada pela crise educacional no plano interno.

O sistema educacional brasileiro, ao longo período da ditadura militar instaurada no Brasil com o golpe de 1964, caracterizou-se pela repressão, a privatização do ensino, a exclusão de boa parcela das classes populares da universidade, a institucionalização do ensino profissionalizante, o tecnicismo pedagógico e a desmobilização do magistério através de abundante e confusa legislação.

Diversas medidas vão marcar a fragilidade do poder legislativo, acentuando o caráter autoritário do governo. A nova Constituição promulgada ao final do governo Castelo Branco, no que diz respeito à Educação, não se mostrou inovadora, exceto pelo fato de tratar a educação como direito de todos, o que na prática não terá eficácia.

A reforma universitária ocorrida em 1968 foi um dos principais acontecimentos do período ditatorial, sendo este fato, o tema de estudo desse artigo.”

Para continuar a leitura, abra o artigo: REFORMA UNIVERSITÁRIA: A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DO GOVERNO CASTELO BRANCO A COSTA E SILVA (1964-1969), clicando aqui.

About these ads

Tags: , , , , , , , , ,

4 Respostas to “A Reforma Universitária de 1968”

  1. A reforma universitária de 1968 « Germinal - Educação e Trabalho Says:

    […] post foi originalmente publicado em Arquivo68. […]

  2. elizabeth james Says:

    Gostaria de saber mas sobre a reforma universitaria,pois estou estudando ester assunto no momento.

  3. Suelen Says:

    Muiito boa sua resposta, me ajudou mesmo! =)

  4. samuel salimen Says:

    O link esta quebrado! Não consegui acessar o documento se puderes me mande por email

    Grato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: